O que é plataforma continental?
É um prolongamento da área continental emersa (o continente) com profundidade de até 200 m apresenta-se na forma de planície submersa que margeia todos os continentes, sua extensão varia de 70 km a 1.000 km.
A plataforma continental tem origem na costa e termina num declive pronunciado denominado barreira continental. Depois dessa barreira, vêm os fundos marinhos a que se lhes dá o nome de talude continental ou oceânico. Segue-se depois a elevação continental, que se une com os fundos oceânicos na planície abissal.
Importância:
A plataforma continental é considerada a área mais importante do relevo submarino, pois é nessa região que a luz do sol atinge praticamente o fundo oceânico, permitindo a ocorrência de fotossíntese e o crescimento do plâncton, este último, indispensável para a alimentação de peixes e animais marinhos. Por isso, ficam aí as maiores regiões pesqueiras e também as bacias petrolíferas.
Importância Econômica
Em geral, a zona de maior pesca é aquela onde a água cobre a plataforma continental. Por outro lado, a quarta parte da produção mundial de petróleo e de gás também se encontra debaixo dessas plataformas.
Dados Gerais
Além da disponibilidade de luz, (luz chega até o fundo da plataforma continental)a produção primária também é beneficiada nessa região devido ao aporte continental de nutrientes. Cerca de 90% da produção pesqueira mundial é de organismos capturados nas plataformas continentais. Ao mesmo tempo em que essa é uma das regiões mais ricas do ambiente marinho, é também uma das mais ameaçadas, devido ao fato de grande parte de população mundial viver nas proximidades da costa e dos recursos disponíveis nas plataformas continentais.
Plataforma continentais A.S
Na costa atlântica da América essa placa é em geral extensa, no sudeste do Brasil possui largura média de 160 quilômetros. Já no Oceano Pacífico, onde há intensa atividade tectônica, a placa continental é mais estreita e são ladeadas por fossas