O que é pilha
Produção de corrente elétrica, de forma espontânea, a partir de dois metais diferentes em um meio ácido ou eletrolítico. Transformação de energia química em energia elétrica.
Um metal sempre irá se oxidar, perder elétrons, corroer (agente redutor), e o outro sempre irá reduzir, ganhar elétrons (agente oxidante).
Em uma pilha sempre há os eletrodos, que é o sistema formado por um metal e a solução eletrolítica vizinha; o eletrodo é uma região.
O eletrodo onde ocorre a oxidação é denominado Ânodo, e é o pólo negativo da pilha, por onde os elétrons saem.
O eletrodo onde ocorre a redução é denominado Cátodo, e é pólo positivo da pilha, por onde os elétrons chegam.
O que é Bateria?
As baterias apresentam uma importância fundamental de infra estrutura nos sistemas de energia de telecomunicações. As baterias são constituídas de placas positivas e negativas, mergulhadas numa solução aquosa chamada eletrólito (baterias ventiladas) ou mergulhadas em um gel pastoso (baterias seladas). As baterias são responsáveis pela garantia do fornecimento de energia ininterrupta para a carga. Em uma falha no fornecimento de energia pelo sistema de retificadores, seja por defeito ou falta de energia distribuída pela concessionária, as baterias garantem o fornecimento de corrente contínua, além de melhoria do "ripple" dos retificadores no sistema.
Como Funcionam?
As pilhas e baterias são utilizadas numa grande quantidade de aplicações práticas. As baterias, em especial, hoje são utilizadas como fontes secundárias de energia nos carros, mas no futuro serão elas que fornecerão energia para os veículos. É muito importante para quem mexe com eletricidade automotiva conhecer seu princípio de