O que é pedagogia
Actualmente, a pedagogia é considerada como sendo o conjunto de saberes que compete à educação enquanto fenómeno tipicamente social e especificamente humano. Trata-se de uma ciência aplicada de carácter psicossocial, cujo objeto de estudo é a educação. A pedagogia recebe influências de diversas ciências, como a psicologia, a sociologia, a antropologia, a filosofia, a história e a medicina, entre outras.
Em todo o caso, convém destacar que há autores para os quais a pedagogia não é nenhuma ciência, mas antes um saber ou uma arte.
A pedagogia pode ser categorizada segundo vários critérios. A tendência é falar-se em pedagogia geral (relacionada com questões universais e globais da investigação e da acção sobre a educação) ou em pedagogias específicas (que têm sistematizado um diferente corpo do conhecimento em função de diversas realidades históricas vividas). Também há que distinguir a pedagogia tradicional da pedagogia contemporânea.
É importante distinguir a pedagogia como sendo a ciência que estuda a educação e a didáctica como sendo a disciplina ou o conjunto de técnicas que facilitam a aprendizagem. Como tal, pode-se dizer que a didáctica é apenas uma disciplina dentro da pedagogia.
A pedagogia também tem sido relacionada com a andragogia, a disciplina educativa que se encarrega de instruir e educar permanentemente o homem em qualquer período do seu desenvolvimento e em função da sua vida cultural e social.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Haja vista a ação educativa estar presente em todos os setores da nossa sociedade oportunizando para o pedagogo novas formas de atuação além da docência sistematizada.
Vivenciamos uma época de grandes mudanças na sociedade, surgem diferentes espaços para suprir o que a escola sozinha não foi capaz de