O que é Patrimônio Histórico
Professor: EDGARD TADEU DIAS DO COUTO
Turma: 018206A08
Aluna: Gilda Clarina de Souza Castro RA: 4819670
RESUMO
O QUE É PATRIMÔNIO
HISTÓRICO
Carlos A.C. Lemos
O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO (Carlos A.C Lemos)
Patrimônio histórico, nome genérico dado ao conjunto de construções antigas e seus pertencentes das gerações passadas, está sendo um assunto bastante abordado pela mídia nos últimos tempos, porem esse assunto abrange um segmento muito maior que é o chamado patrimônio histórico cultural de uma nação ou de um povo.
O professor Francês Hugues de Varine-Boham com sua definições nos faz entender o quanto é abrangente a problemática do patrimônio Cultural.
Sugere o professor que o patrimônio cultural seja dividido em 3 categorias elementos, o primeiro são os elementos pertencentes a natureza, ao meio ambiente, recursos naturais dos quais tiramos proveito naturalmente ou transformamos em algo a nosso favor.
Como exemplo, o rio da onde que retiramos a água para matar nossa sede, o peixe para matar a nossa fome, as árvores da onde aproveitamos a madeira para construção de casas, barcos etc.
O segundo refere-se aos elementos não tangíveis que corresponde ao conhecimento e ao saber fazer, que vai desde a capacidade de sobrevivência até as mais altas elucubrações matemáticas apoiadas nos computadores.
O terceiro grupo de elementos é o mais importante, pois engloba toda sorte de coisas, objetos, artefatos e construções obtidas a partir do meio ambiente e do saber fazer.
Esse terceiro grupo de elementos é o que nos interessa e a palavra artefato é a única que melhor define esse grupo.
Dos Artefatos
Numa primeira reflexão já podemos verificar que sempre devemos presta atenção ás relações necessárias que existem entre o meio ambiente, o saber e o artefato.
Com tudo isso, podemos entender o quanto é grande o numero de bens que compõe um patrimônio cultural e posteriormente são