O que é NBR 17025
Esta norma é para o uso de laboratórios de calibração e ensaio no desenvolvimento de seu sistema de gestão da qualidade. Os clientes de laboratórios, autoridades regulamentadoras e organismos de acreditação* também podem usar a norma para confirmar ou reconhecer a competência de laboratórios, não cobre requisitos de segurança e regulamentos sobre a operação de laboratórios. A NBR ISO/IEC 17025 estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a competência de laboratórios em fornecer resultados de ensaio e calibração tecnicamente válidos que podem ser laboratórios que realizam ensaios e/ou calibrações considerados como de primeira, segunda ou terceira parte: • Primeira Parte – o fornecedor realiza ensaio em seu próprio produto;
• Segunda Parte – o cliente realiza ensaio no produto do fornecedor;
• Terceira Parte – o laboratório que realiza o ensaio não possui interesse no produto.
O atendimento a esta norma significa que o laboratório opera um sistema de gestão da qualidade segundo os princípios da ISO 9001.
*acreditação é o reconhecimento formal por um organismo independente especializado em normas técnicas daquele setor de que uma instituição atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança, onde um laboratório acreditado é o mesmo que um laboratório credenciado.
Surgimento e evolução
Em 1978 alguns laboratórios da Europa, após anos de trabalho, tiveram seu desejo atendido quando foi editada a primeira versão do ISO/IEC Guia 25. Essa edição apresentava requisitos puramente técnicos e específicos para laboratórios de ensaio. O Guia 25 não contemplava os laboratórios de calibração.
A própria Internacional Corporation for Stardadization (ISO) reconheceu que os requisitos daquele guia também eram aplicáveis aos laboratórios de calibração e solicitou que os próprios laboratórios europeus se unissem para propor uma revisão no então Guia 25. Foi assim quem em