O que é mídia na educaçao
Este livro foi escrito por Maria Luiza Belloni, professora do centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde coordenou a criação e os primeiros anos de funcionamento da Oficina Pedagógica de Multimídia e do laboratório de Novas Tecnologias. Atualmente coordena a implantação da linha de pesquisa Educação e Comunicação do Programa de pós-graduação em Educação. e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e especialista em pesquisa pela Fundação Getúlio Vargas, a autora tem desenvolvido desde os anos setenta , pesquisas em sociologia, política e teorias de comunicação, tendo obtido em 1976, o titulo de mestre em Sociologia pela Universidade de Paris III. Este livro é uma coletânea de cinco capítulos composto por trabalhos apresentados em espaços acadêmicos, onde a autora se baseia em resumos de pesquisas empíricas em duas vertentes teóricas sobre trabalhos que vem desenvolvendo ao longo de 20 anos. Estas vertentes correspondem duas novas áreas de pesquisa, ensino e reflexão. Tendo como objetivo colocar à disposição de alunos, professores textos que de outro modo seriam de difícil acesso a estes leitores.
Ao apresentar este trabalho a autora tem como objetivo a pretensão de tentar contribuir, para que o estatuto da Criança e do adolescente saia do papel e ganhe realidade no Brasil, assegurando uma educação de qualidade para todas as crianças brasileiras.
O impacto do avanço tecnológico (entendido como um processo social) sobre processos e instituições sociais (educação, comunicação, trabalho, lazer, relações pessoais e familiares, cultura, imaginário e identidades, etc.) tem sido muito forte, embora percebido de modos diversos e estudado a partir de diferentes abordagens. São imensos os desafios que estas constatações colocam para o campo da educação, tanto do ponto de vista da intervenção, isto