O que é monografia
FREITAS, Geórgia Karla Roberto. 15.01.2008
Segundo Cunha (1997), Do radical grego mono (único, isolado) e do elemento graphia , derivado do grego gràphein (escrever, desenhar, descrever), a palavra monografia significa uma “escrita única”, ou seja, peculiar e individualmente atribuída a um único pesquisador.
Essa definição etimológica inicial destaca um fator preponderante ao longo da escrita monográfica atualmente: a sua característica deve refletir pensamentos de um único sujeito. Portanto, ao se submeter à escrita monográfica, o aluno deve estar imbuído da consciência de que o início dessa atividade deve ser a projeção das suas próprias reflexões. Um roteiro para iniciar a escrita é de grande valia como ponto de delimitação da sua temática.
- Em que campo deseja realizar a pesquisa?
- Que idéias lhe são sólidas no campo de pesquisa escolhido?
- Quais pontos podem ser escritos para estender os tópicos concernentes ao tema?
- Que autores abordam os pressupostos iniciais da sua pesquisa?
Esses dentre outros questionamentos devem estar presentes na busca do que escrever e como desenvolver, aprofundar o processo de escrita monográfica. Atualmente, mestres, especialistas e doutores têm solicitado aos seus orientandos originalidade nas propostas e realização da pesquisa, bem como a concretização do texto final. Certa vez, em uma Aula Magna , ouvi um catedrático afirmar que os alunos, enquanto produtores de textos, não buscavam idéias próprias, autênticas, reflexões sobre a temática escolhida. Apenas repetiam os autores referenciados. Falta projetar as próprias idéias, ousar e ser Autor do texto criativo, pois a monografia de final de curso não representará idéias alheias. Apenas as SUAS IDÉIAS. Logo, um insight inicial a respeito do que se deseja escrever é fundamental.
A escrita monográfica para muitos alunos tem se tornado um martírio, a via crucis para a aprovação – ou reprovação – do final de curso. Muitas