O que é Missão Integral
Prof. Dâmocles Vinicius Tavares no Curso de TEOLOGIA PASTORAL do Seminário Cristão Evangélico do Norte.
São Luís - Maranhão – Brasil
Gilmar Carvalho de Jesus
1 - LIVRO
C. René Padilla, O que é Missão Integral? Ed. Ultimato, 2009, Viçosa M.G., 136 p.
2 – QUESTIONÁRIO APLICADO
1 – Qual o objetivo deste conteúdo?
R – Definir Missão Integral, a partir de um conceito teológico, como papel da Igreja, passando também defini-la como compromisso social, consciência social, justiça social e função precípua das Igrejas locais, por toda parte, que se comprometem com a transformação do mundo a partir do Evangelho de Jesus Cristo.
2 – Quais as ideias?
R – Segundo o autor, a pratica da Missao Integral remonta a Jesus Cristo e à Igreja do primeiro século. A expressão “ Missão Integral” foi gerada principalmente no seio da Fraternidade Teologica Latino-Americana há mais ou menos duas décadas. Uma tentativa de destacar a importância de conceber a missão da igreja dentro de um marco de referência teológico mais bíblico que o tradicional. O papel das Igrejas locais se reduzia a prover pessoas para a missão e dar apoio espiritual e econômico. A missão se reduz a um esforço missionário transcultural. Como consequência, a missão consistia primordialmente na tarefa de evangelização que realizavam os missionários enviados pelos países cristãos aos campos missionários do mundo, onde cumpriam representativa ou vincariamente – por assim dizer – a tarefa missionária de toda a Igreja. A igreja que não se compromete com a missão de testificar acerca de Jesus Cristo, para assim cruzar a fronteira entre o que é fé e o que não é, deixa de ser igreja.
Quando a igreja se compromete com a missão integral e se propõe a comunicar o evangelho mediante tudo o que é, faz e diz, ela entende que seu propósito não é chegar a ser grande numericamente, ou rica materialmente, ou poderosa politicamente. Seu propósito é