O que é Manômetro?
Manômetros
O primeiro manómetro foi inventado por Varignon, em 1705. Este tinha como finalidade a medição da pressão dos gases num espaço fechado.
O manômetro é o instrumento utilizado na mecânica dos fluidos para se efetuar a medição da pressão, no setor industrial existem diversos tipos e aplicações para os manômetros.
O manômetro é mais usado nas medições de pressão de um fluido, líquido ou gás. Podemos ver na figura abaixo um tipo básico de manômetro. Esse tipo pode realizar a medida da pressão de um determinado gás.
Tipo de manômetro usado para medir a pressão de um fluido.
Partindo do princípio do teorema de Stevin, podemos deduzir que a pressão no ponto 1 é igual à pressão no ponto 2. Assim, temos:
P1 = P2
De acordo com a figura acima, temos:
P1 = Patm + µ.g.h
Então: Pgás = Patm + Phid
Engenheiros hidráulicos fazem uso desse tipo de aparelho. Eles utilizam o manômetro com a finalidade de realizar medidas de diferença de pressão entre pontos de um líquido contido em uma tubulação.
Tipos de Manômetros:
Manômetros utilitários:
Recomendo para compressores de ar, equipamentos pneumáticos, linhas de ar, de gases, de líquidos e instalações em geral.
Manômetros industriais:
São manômetros de construção robusta, com mecanismo reforçado e recursos para ajuste. São aplicados como componentes de quase todos os tipos de equipamentos industriais.
Manômetros herméticos ou com glicerina:
São manômetros de construção robusta, com mecanismo reforçado e recursos para ajuste. Com a caixa estanque, pode ser enchido com líquido amortecedor (glicerina ou silicone). Adaptam-se especialmente às instalações submetidas a vibrações ou pulsações da linha quando preenchida com líquido amortecedor.
Manômetros de aço inoxidável: São manômetros totalmente feitos de aço inoxidável, caixa estanque, à prova de tempo, para aplicações nas indústrias petroquímicas, papel e celulose, alimentares, nos produtos