O que é literatura e tem ela importância?
2. O que é literatura e tem ela importância?
Culler coloca a questão: O que é literatura?
O autor começa o texto expondo que a resposta a essa pergunta parece não ter atraído à atenção dos teóricos e aponta algumas razões para isso:
Estudos em diversos textos
“A própria teoria mescla idéias vindas da filosofia, lingüística, história, teoria política e psicanálise” (p. 26)
“alguns textos são considerados mais ricos, mais vigoros, mais exemplares, mais contestadores, mais centrais” (p. 26)
Literalidade
“...a distinção não parece central porque as obras de teoria descobriram o que é mais simplesmente chamado de a 'literalidade' dos fenômenos não literários. Qualidades muitas vezes pensadas como sendo literárias demonstram ser crucias para os discursos e práticas não-literários” (p. 26)
Culler desloca a questão para a análise do que ele considera mais central na discussão: O que distingue o texto literário de um texto não-literário?. A seguir relata algumas dificuldades para essa distinção:
Formato
“... as obras de literatura vêm em todos os formatos e tamanhos e a maioria delas parece ter mais em comum com obras que não são geralmente chamadas de literatura do que com algumas outras obras reconhecidas como literatura.” (p. 28)
Conceito de literatura
O sentido moderno da literatura é recente. “ Antes de 1800, literatura e termos análogos em outras línguas européias significam 'textos escritos' ou 'conhecimento de livros'. (p.28)
Mesmo hoje, o termo é usado como sinônimo de bibliografia. “...um cientista diz: 'a literatura sobre a evolução é imensa'.” (p. 28)
Estudo linguístico
“... os estudantes as memorizavam, estudavam sua gramática, identificavam suas figuras retóricas e suas estruturas ou procedimentos de argumento.” (p. 29)
Histórico e cultural
“... obras que hoje contam como literatura (…) se qualificariam como literatura para Madame de