O que é linguistica?
É notável que o homem, ao longo da história, sempre esteve em busca de poder, para tal é necessário o conhecimento, a informação. Como consequência dessa característica humana, é de indispensável relevância saber o que é Linguística, em que áreas esta é abordada, dentre vários outros aspectos, visto que esta lida com a linguagem. É importante considerar que a Linguística é dita como ciência desde o séc. XX e, desde então, aproximou-se das ciências humanas.
O desígnio desta ciência, ao contrário do que considera o senso-comum, não tem como função ditar regras ou normas para o bom uso da língua. Ela preocupa-se em descrever ou explicar a linguagem verbal, isto é, estuda somente a linguagem oral ou escrita. Vale ressaltar que para ela todos os constituintes da língua são motivos para reflexão.
A Linguística, ao longo de sua história, possui dois momentos importantes: o século XVII, o qual é considerado século das gramáticas gerais, e o século XIX, com suas gramáticas comparadas. Tais momentos em muito contribuíram para esta ciência, pois forneceram um vasto leque de teorias para aperfeiçoá-la e, cada vez mais, torná-la abrangente.
O primeiro momento caracteriza-se por um estudo racional da linguagem. Os pensadores, desta época, preocupavam-se com a linguagem enquanto representação do pensamento e almejavam mostrar que as línguas obedecem a princípios racionais e lógicos. Essa é uma das tendências que alimenta a Lingüística e é considerada de Formalismo, visto que se preocupa com o psíquico da linguagem.
Pode-se citar a Gramática de Port- Royal, como exemplo de gramática desse período, também conhecida como Gramática Geral e Racional (ou Razoada), dos franceses Claude Lancelot e Antoine Arnaul de 1960. A contribuição dessa gramática para a Linguística é a de estabelecer princípios que não descreviam uma língua particular, mas generalizada.
O segundo momento é o da Lingüística