O que é linguagem
É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem.
O que é linguística?
É uma ciência que estuda a principal modalidade dos sistemas sígnicos, as línguas naturais,que são a forma de comunicação que é altamente desenvolvida e a de maior uso.
Existe linguagem animal?
Embora seja bem preciso o sistema de comunicação as abelhas ou de qualquer outro animal que cuja comunicação já tenha sido analisada,ele não constitui uma linguagem. Pois a mensagem das abelhas não provoca uma resposta, um diálogo, mas apenas uma conduta.
Gramática: o ponto de vista normativo/descritivo
A gramática tradicional ao não reconhecer a diferença entre a língua escrita e a língua falada passou a considerar a expressão escrita como modelo de correção para toda e qualquer forma de expressão lingüística, assumindo desde sua origem um ponto de vista prescritivo, normativo em relação a língua.Essa tradição normativa serve de modelo ainda hoje, fornece argumentos para se acreditar que existe uma única maneira correta de usar a língua.
Linguística: o ponto de vista descritivo/explicativo
A visão prescritiva da linguagem não admite mais de uma forma correta, nem aceita a possibilidade de escolha, sendo o uso coloquial ou uma situação formal de comunicação.A abordagem descritiva, caracteriza-se por um conjunto de regras gramaticais. A Lingüística, portanto, como qualquer ciência, descreve seu objeto como ele é, não especula nem faz afirmações sobre como a língua deveria ser. Com o objetivo de descrever a língua, a Lingüística desenvolveu uma metodologia que visa analisar em dois princípios: o empirismo e a objetividade. A Lingüística é empírica porque trabalha com dados verificáveis por meio de observação; é objetiva porque examina a língua de forma independente, livre de preconceitos sociais ou culturais associados a uma