O que é leitura
Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA
Curso: Administração
Aluno: Kevin Araújo Gomes
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo, Editora Brasiliense, 1994. BERNARDES, Alessandra Sexto. Do texto pelas mãos do escritor ao texto nas mãos do leitor: pensando a leitura e a escrita na biblioteca. Revista brasileira de educação, 2003.
O que é leitura? A resposta a essa pergunta parece ser simples, direta e precisa, Pois para muitos, a Leitura não passa da decodificação de signos, ou as palavras que o texto possui. Nesse quesito, eles estão certos, pois isso é verdade. O conceito de leitura pode ser definido assim. Mas será que a leitura não passa disso?
Maria Helena Martins define leitura como algo universal, ou seja, para ela, leitura é o dom de interpretar o mundo que nos cerca, não apenas através de signos linguísticos, mais também por meio dos nossos sentidos, como a visão, o tato e a audição. Afirma também, que o ser humano aprende a ler muito antes de se tornar alfabetizado. Começa a fazer uso desse dom logo no início de sua vida, quando passa a reconhecer sua mãe pela voz. Mostra ainda que existem três níveis de leitura: a sensorial, a emocional e a racional. Sendo este último nível, o mais elevado, conquistado por poucos na sociedade. Já Linguistas como Bakthin, definem leitura como o talento de descodificar o texto - compreende-lo. Ou seja: o homem só aprende a ler de verdade, quando passa a compreender o sentido do texto, quando o leitor consegue “captar a mensagem” que o autor passa através do papel e da caneta.
É impossível não perceber que cada pessoa possui um tipo de leitura. Enquanto algumas pessoas se teletransportam para a 8ª dimensão do universo lendo um livro de Ficção, outros choram ao testemunhar a morte de um personagem, que por “vontade do destino” não conseguiu ter um final feliz ao lado de sua amada. Existem ainda, aqueles que procuram entender melhor um artigo cientifico, por ler