O que é Jornalismo - Manuel Carlos Chaparro
Disciplina: Produção de Notícias
Discente: Alexandre Arcangelo
O que é jornalismo?
Definir concretamente o que é jornalismo, mesmo possuindo um saber prático e entendendo seus significados, funções, é algo complicado como diz o professor Manuel Carlos Chaparro. Pois ele é algo complexo, que está na dimensão das coisas abstratas, e que se envolve diretamente na vida da sociedade, que pode com uma notícia causar transformações no meio social.
O professor cita que o jornalismo possui três grandes dimensões, sendo elas o jornalismo com forma de linguagem, que leva a sociedade os relatos que serão avaliados e creditados; como um processo, que nunca para e se engrena com a sociedade; e como espaço público, que não pode ser dividido, pois é de todos e para todos.
Fixando melhor a explicação do jornalismo como processo, o professor explica quais os fundamentos para produção de uma noticia, sendo eles a atualidade e a sociedade. Os fundamentos da atualidade nos liga ao que esta acontecendo ao nosso redor, e o jornalismo aplica esses fundamentos nos acontecimentos que tem probabilidade de interferir na vida das pessoas, que pode mudar a sociedade. Já os fundamentos da sociedade, atribuem valores aos acontecimentos e avaliam as razões humanas noticiadas, e esses valores que fazem do fato importante ou não. Os direitos sociais também moldam o jornalismo como fundamento da sociedade, pois eles são a fonte da razão dos fatos. Sem esses dois importantes fundamentos não há como entendermos, estudar, explicar ou criticar o jornalismo alega o professor.
Concluo que o jornalismo com toda sua complexidade e dimensão, não é algo tão difícil de compreendermos, basta entender a sociedades onde ele esta aplicado, pois ambos se moldam e transformam-se conjuntamente. O jornalismo tem o compromisso de passar a sociedade os verdadeiros valores do fato, mas esses valores foram estabelecidos pela própria