O que é jornalismo
Clóvis Rossi
A começar, Clóvis Rossi, propõe que a objetividade jornalística é um fator quase quer impossível para todos os jornalistas, afinal, jornalistas são humanos e, humanos possui suas próprias expressões e conceitos referente a tudo, o que implica na posição de o jornalista ser totalmente neutro perante os fatos acontecidos.
A pauta é vista como um fio condutor, que decidirá o que o jornalista deverá levar frente aos meios de comunicação, pois estes, desenvolvem nos jornalistas, uma verticalização nas redações, condicionando os repórteres a fazerem as notícias de acordo com a opinião dos donos das empresas.
O lead é visto como uma forma de proporcionar ao leitor, uma maneira mais ágil e descomplicada de se informar, já que estes não possuem muito tempo para isso. Daí pode-se citar a vinda dos copidesques, que farão a padronização das notícias, caso o jornalista tenha escrito de forma incorreta ou incompleta, além da finalização ser feitas pelos editores, que organizarão melhor as notícias em relação a espaço e tempo.
Feito isso, Rossi afirma o poder público que os meios de comunicação de massa possuem atualmente, pela velocidade das informações que são obtidas.
O jornalista deve sempre investigar se suas fontes são verdadeiras ou não, confirmando se realmente a fonte conhece o assunto abordado e se está condizendo com a realidade. Segundo Rossi, a fonte de informação pode ser qualquer pessoa, repartição ou empresa, desde que haja credibilidade pela fonte.
Hoje já existem os press-releases, que cuidam de encaminhar às redações dos veículos, as informações necessárias, mas nem por isso o jornalista deve deixar de aprofundar-se e investigar sempre.
Apesar de a censura ter sido banida no Brasil, ela inda mostra sua cara nos veículos, impedindo o jornalista de escrever com total liberdade sobre os fatos da real sociedade em que vive, pois muitas empresas cortam suas asinhas, devido a seus pensamentos políticos e