O que é jogo.
Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento. O jogo é uma atividade física ou intelectual que integra um sistema de regras e define um indivíduo (ou um grupo) vencedor e outro perdedor.
Os jogos podem ser utilizados para fins educacionais para transmitir o sentido de respeito às regras e a mensagem de que numa disputa entre adversários haverá sempre um que perde e outro que ganha.
Os jogos eletrônicos e os jogos de computador são procurados por jogadores de todas as idades, para jogarem sozinhos ou, por exemplo, em jogos online, com adversários de todo o mundo.
É uma atividade estimulante e lúdica. Mas, tal como os jogos de azar, os jogos eletrônicos podem provocar vício, além de efeitos negativos (violência, depressão, medo, riscos para a saúde, etc.) em determinados casos .
No sentido figurado são muitas as expressões populares em que surge o termo “jogo”. Por exemplo:
“Abrir o jogo”: falar abertamente, com franqueza.
“Esconder o jogo”: não revelar a verdadeira intenção de uma atitude ou de um comportamento.
“Virar o jogo”: sair vencedor de uma situação que antes não era favorável.
“Ter jogo de cintura”: saber improvisar e ter habilidade para contornar uma situação complicada.
“Fazer o jogo de”: colaborar ou participar de forma dissimulada em benefício próprio.
OS JOGOS E SUA IMPORTÂNCIA NA ESCOLA
Os jogos podem ser estruturados basicamente segundo Piaget em três formas de assimilação: exercício, símbolo ou regra. Sendo assim, iremos analisar o que caracteriza essas formas e qual é a importância de cada uma delas para a construção do conhecimento na escola.
Jogos de Exercício
Nos jogos de exercício, a forma de assimilação é funcional ou repetitiva, ou seja, caracteriza-se pelo prazer da função, graças à qual, por exemplo, as crianças, no primeiro ano de vida, formam hábitos, na qualidade de esquemas sensórios-motores.
A atividade característica da estrutura dos jogos de exercício ocorre pela forma