O que é inteligencia?
Curso: Administração – 1˚ período – Turno: Vespertino
Filosofia para Administração – Prof. Mauricio Castanheira
Estudante: Carina Moreira M. de Araujo
Tema: O que é inteligência? Por definição, inteligência é a capacidade de compreender, de conhecer, de raciocinar ou de ser hábil ou eficiente em algo. Na filosofia, porém, assume outro sentido. É subjetiva, é o mundo interno de cada pessoa.
Etimologicamente, inteligência vem do latim intellectus. Intus significa dentro e legere, ler ou recolher. No mundo externo há muita informação, mas pouquíssimas são absorvidas para dentro da mente de cada indivíduo. A inteligência, é o que é absorvido para o mundo interno do ente.
A inteligência é a realidade de cada pessoa. Fazendo uma analogia com o mito da caverna narrado por Platão, a inteligência, é a caverna, as imagens, o que elas representam para os homens. Ela é subjetiva, está dentro do ser, faz parte do sujeito, o que faz com que ela fortaleça a identidade do individuo também. O ser humano desperdiça informação. Quanto mais consolidado está algo na mente, mais informação se perdeu e mais subjetivo se tornou. A inteligência é própria e distinta para cada ser humano. As sensações, percepções e raciocínios são únicos e individuais. O homem escolhe o que vai absorver do meio externo. Não existe inteligência melhor ou pior, são somente diferentes.
Referências:
Apontamentos em sala de aula
Dicionário Didático SM
Alegoria da Caverna – A República (início do livro VII) – Platão
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inteligência#Etimologia