O que é inclusão ?
Quando falamos de uma sociedade inclusiva, pensamos naquela que valoriza a diversidade humana e fortalece a aceitação das diferenças individuais. É dentro dela que aprendemos a conviver, contribuir e construir juntos um mundo de oportunidades reais (não obrigatoriamente iguais) para todos.
Isso implica numa sociedade onde cada um é responsável pela qualidade de vida do outro, mesmo quando esse outro é muito diferente de nós.
Incluir é o ato de permitir, favorecer ou facilitar o acesso ao meio comum, indistintamente.
Esse termo é utilizado para inclusão escolar, inclusão educacional, educação inclusiva, escola inclusiva, inclusão social e inclusão de deficientes.
A Inclusão não disfarça as limitações, ela exige uma transformação profunda nos sistemas, produzindo ruptura para que através disso ocorra a inserção total e incondicional de todos os indivíduos em todos os aspectos na sociedade.
A inclusão ao defender o direito de todo ser humano, com ou sem deficiência, ela traz dentro dos sistemas os grupos de “ excluídos” transformando paralelamente a sociedade, fazendo com o beneficio chegue a qualquer pessoa, deixando a sociedade mais atenta as necessidades de todos.
Atualmente a inclusão tem se tornado um movimento mundial, e tem exigido mudanças que envolvem um processo de reforma e estruturação das escolas, ruas e empresas como um todo assegurando que todos possam ter acesso as oportunidades educacionais e sociais.
Na questão escolar, atualmente se admite a participação de deficientes numa sala de aula que não seja, especificamente, educação especial. A justificativa é que, dependendo do grau de deficiência, essa convivência é saudável e positiva tanto para