O que é historia ?
CARR, Edward Hallett. O Historiador e seus Fatos. In: Que é História?. 3ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1982, pág. 44 a 65.
RESUMO
O texto de Edward Carr, fala sobre a relação do historiador com os fatos para escrever historia. Ele aponta que cada historiador tem uma visão diferente de ver a historia e que o historiador só pode compreender o presente se entender o passado. O historiador é um homem de seu tempo.
Edward Carr começa indagando no desde o principio “Que é história”? , ele começa explicando para que o historiador possa esclarecer a pergunta. (p. 43). Edward Carr fala que quando tentamos dar a resposta do ‘que é História’ consciente ou inconscientemente reflete nossa posição no tempo, e por conseqüência nos remete outra pergunta mais ampla: “que visão temos da sociedade em que vivemos?” (p. 44).
O autor afirma que o século XIX foi uma grande época de fatos. Faz referência a Ranke, que por volta de 1830, num protesto legitimo contra a história moralizante, acentuou que a tarefa do historiador era “apenas mostrar como realmente se passou” (wie es eigentlich gewesen)” (p. 44). Carr relata que, os positivistas para sustentar a afirmação da história como ciência, diziam que: “primeiro verifique os fatos depois tire suas conclusões”. (p.45) Carr explica que: “a teoria empírica do conhecimento pressupõe uma separação completa entre sujeito e objeto. Fatos, como impressões sensoriais, impõem-se, de fora, ao observador e são independentes de sua consciência.” (p. 45).
Carr faz sua primeira definição de história dizendo que: “a história consiste num corpo de fatos verídicos.” Ainda ressalta que, os fatos estão disponíveis para os historiadores em várias fontes de pesquisa e que estes devem junta-los e usa-los de modo que lhes for mais conveniente. (p. 45). O autor fala que primeiro temos que acertar os fatos e só depois fazer as interpretações. Ele diz que esta é a ultima sabedoria da escola empírica e do senso comum da