O que é hemorroida?
De acordo com Luiz Carlos B. do Carmo, coloproctologista, gastroenterologista e cirurgião geral do Hospital São Luiz, em São Paulo, a timidez começa na infância, principalmente entre as mulheres. "O homem tem facilidade em evacuar em qualquer lugar, sem pudor, mas as mulheres preferem em casa", disse.
Junto com o hábito de frequentar apenas o próprio banheiro, a má alimentação, falta de costume de beber água e até mesmo o fato de prolongar o tempo sentado no vaso sanitário lendo uma revista podem contribuir para essa complicação. Por isso, com a ajuda de Luiz Carlos e de Miguel Russo Junior, coloproctologista do Núcleo de Gastroenterologia do Hospital Samaritano de São Paulo, o Terra tirou as principais dúvidas sobre hemorroidas. Confira a seguir e fique longe do problema.
O que são as hemorroidas?
As hemorroidas são uma dilatação das veias localizadas no canal anal e podem ser divididas entre internas e externas. “Eu costumo comparar com uma espécie de varizes no ânus”, explica Luiz Carlos. De acordo com o especialista, enquanto as externas geralmente são agudas, as internas são crônicas e desenvolvidas ao longo dos anos.
Quais são as causas?
Há uma série de fatores que podem causar hemorroidas, mas o principal é a alimentação pobre em fibras e, consequentemente, o mau funcionamento do intestino, segundo Miguel. “Ela acontece em pessoas com intestino preso, mas há outras coisas que favorecem o aparecimento da hemorroida, como diarreia crônica, uso inadequado de papel higiênico, a gravidez porque aumenta a pressão intra-abdominal e até mesmo a posição ortostática do homem, já que se fossemos quadrúpedes seríamos menos predispostos a