O QUE É GLOBALIZAÇÃO
ECONOMIA MUNDIAL
Pode-se afirmar, pelo exposto, que a expansão da economia-mundo Europa, movida pelo Incessante processo de acumulação do capital, levou à integração progressiva da economia mundial em benefício das classes dominantes das potências capitalistas mais desenvolvidas que lideraram esse processo ao longo dos últimos 500 anos.
Constatou-se que o crescimento econômico dos países capitalistas avançados resultou do incessante processo de acumulação do capital e do progresso técnico que se realizou ao longo de cinco séculos às custas de desigualdades sociais e regionais de renda entre seus habitantes e às custas de outros países por eles explorados. Reside na exploração do homem pelo homem o incremento das desigualdades sociais no interior desses países e nas práticas imperialistas ou colonialistas a origem das desigualdades econômicas entre os países capitalistas centrais, periféricos e semiperiféricos.
Ficou evidenciado que a ação colonialista e imperialista é o principal fator inibidor do desenvolvimento e gerador da dependência política, econômica, financeira e tecnológica dos países semiperiféricos e periféricos da economia capitalista mundial em relação aos países mais desenvolvidos. Pode-se afirmar que o atraso econômico dos países semiperiféricos e periféricos do sistema capitalista mundial resulta, também, entre outros fatores, do progresso alcançado pelos países capitalistas mais desenvolvidos.
Constatou-se, também, que a organização da classe operária e seu fortalecimento contribuíram decisivamente para arrancar das classes dominantes inúmeras concessões durante o Século XX. Essa é, sem sombra de dúvidas, a condição sem a qual os trabalhadores não conseguirão reduzir a exploração do trabalho pelo capital. A história da humanidade no Século XX demonstra que apenas com o fortalecimento das organizações sindicais e da Sociedade Civil em geral, bem como dos partidos políticos