o que é geóide
CENTRO DE TECNOLOGAI E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Com base nos textos dos artigos “Altitudes e Geopotencial” de S. R. C. de Freitas & D. Blitzkow (1999) e “Altitude: o que interessa e como equacionar” de D. Blitzkow, Ilca de Oliveira Campos e Silvio R. C. de Freitas responder o questionário abaixo:
1. O que é geóide?
Este é limitado pela superfície geoidal, entendida até o momento como sendo materializada pela superfície equipotencial melhor ajustada com o nível médio não perturbado dos mares.
Definição do dicionário: Vocábulo que significa o formato geométrico da Terra. Considerado como a superfície de nível de altitude igual a zero e coincidente com o nível médio dos mares; referência para as altitudes.
2. O que são alturas geoidais? Como são calculadas?
A separação entre a superfície de nível e a superfície elipsoidal são as chamadas alturas geoidais.
Elas são calculadas no contexto da geodésia física com a combinação de um modelo do geopotencial com dados gravimétricos de superfície ou de sensores remotos, utilizando a integral modificada de Stokes.
3. Cite os diferentes processos para a operação do nivelamento de um ponto.
Os métodos usuais de nivelamentos são: Barométrico, Trigonométrico, Geométrico e, mais recentemente, Nivelamento com o sistema GPS. A escolha do método leva em consideração o objetivo da operação, a característica do que se quer nivelar, a precisão requerida, o tempo dispendido, os custos envolvidos e os equipamentos disponíveis. Sendo o geométrico o mais usual.
4. Ilustre com uma figura as diversas superfícies de referência e suas respectivas altitudes.
5. Defina as cinco superfícies de referência.
Além das superfícies física, elipsoidal e geoidal tradicionalmente conhecidas em Geodésia, o problema de Molodenskii envolve duas outras: o teluróide e o quasi-geóide.
2.1.SUPERFÍCIES DE REFERÊNCIA
Nos levantamentos