O que é Fisioterapia
O fisioterapeuta deve ser formado por uma faculdade e poderá especializar-se na área que mais o interesse como, por exemplo, fisioterapia neurofuncional, dermatofuncional, pediátrica, geriátrica, respiratória, desportiva, traumato-ortopédica, dentre outras.
A fisioterapia pode ser realizada em ginásios, lares de 3ª idade, clínicas, empresas, hospitais, e em domicílio, atendendo todas as faixas etárias.
O fisioterapeuta pode ajudar nas dificuldades de aprendizagem, actuando com a estimulação psicomotora, na recuperação de atletas, diminuindo os vícios posturais, minimizando problemas causados por acidentes, neurológicos, respiratórios, cardíacos, em indivíduos com deficiência genética e etc.
É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.
A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.
Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano, por meio da anatomia, citologia, fisiologia, embriologia, histologia, biofísica, biomecânica, bioquímica, cinesiologia, farmacologia, neurociências, genética, imunologia, além da antropologia, ética, filosofia, sociologia, deontologia, e outras ciências de formação geral.
Durante o curso, o aluno entra em contato com diversas áreas médicas a fim de associar as patologias com o tratamento fisioterapêutico