O que é filosofia
O que é filosofia?
A filosofia é ciência, conhecimento das coisas pelas causas, pelas razões: a saber, como ciência, nos diz que a coisa conhecida não só é assim, como nos aparece, mas tem de ser necessariamente assim.
A filosofia é ciência pelas causas primeiras, porque é metafísica, quer dizer, transcende a experiência e não para até esgotar o interrogativo causal e resolver plenamente o enigma do universo. É a ciência pelas causas primeiras, para resolver o problema da vida. Isto quer dizer que a solução do problema da vida é a finalidade última da filosofia, mas tal solução é unicamente possível através de uma metafísica.
É uma construção – a mais alta e sólida construção - da razão humana, que parte do terreno firme da experiência para justificá-la. Em abstrato e substancialmente, poderia a filosofia ser realizada pela (sã e eficiente) razão humana do indivíduo, posta em frente ao enigma do mundo; entretanto, em concreto e plenamente, o sistema da filosofia é realizado aos poucos, através do gradual progresso da humanidade, mediante a história da filosofia – como acontece a respeito de todos os valores humanos.
Principais Filósofos
Abelardo, Pedro
(1079 - 1142). Filósofo francês. Um dos lógicos mais influentes e teólogos medievais. Cerca de 1113, enquanto a ensinar teologia em Paris, Abelardo se apaixonou por sua Heloise estudante, a quem se casou secretamente, ele foi condenado por uma heresia, porque poucos anos depois de sua nominalist opiniões sobre os universais.
Anaxágoras
(C. 500-428 aC). Filósofo grego que Presocratic disse ter feito o centro de Atenas filosofia e de ter sido professor de Sócrates, ele rejeitou a teoria dos quatro elementos de Empédocles e avançado em vez de um número infinito de partículas únicas que todos os objetos são compostos.
Anselmo, St.
(1033-1109). Teólogo e monge italiano Scholastic, que se tornou arcebispo de Canterbury. St. Anselm fundada Escolástica, integrado