O que é Filosofia
Um dos melhores modos de responder à pergunta “o que é filosofia?” É mostrar como os filósofos, ou as correntes filosóficas principais da filosofia, fizeram filosofia e/ou dissertaram sobre suas concepções de filosofia. Neste trabalho procuro reproduzir o significado de “Filosofia” e o que ela representa na sociedade atual.
A filosofia é, basicamente, o estudo de questões relacionadas à existência, à verdade, ao conhecimento, aos valores morais, à mente, linguagem e valores estéticos. A palavra filosofia é grega (Φιλοσοφία) e significa amor à sabedoria. O filósofo, indivíduo que pratica a filosofia, é movido pela curiosidade e fundamentos da realidade, que sempre faz com que ele busque conhecimento, sem uma visão realista.
A filosofia foca em questões sobre a existência humana, mas não se baseia na fé ou revelação divina, e sim na razão. A filosofia é uma análise racional da existência humana. Apesar das semelhanças com a ciência existem várias questões que não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.
O que é filosofia
A filosofia é divida em vários ramos, que incluem, por exemplo, metafísica, ontologia, cosmologia, lógica, epistemologia, ética, etc.
Alguns filósofos deixaram seu nome gravado na história, com teorias que geram debates. Você deve ter ouvido falar de algum, como Aristóteles, Pitágoras, Sócrates, Descartes, Platão, Locke, Kant, Habermas e outros. Todos desenvolveram suas teorias baseadas nas disciplinas da filosofia, como a cosmologia, metafísica, lógica, ontologia, etc.
No mundo atual a palavra filosofia é usada para descrever atitudes e ideias. Já nas Idades Antiga e Medieval, a filosofia entendia toda a área de investigação teórica, que envolviam disciplinas abstratas e fenômenos mais específicos, como a classificação dos seres vivos e a queda dos corpos.
Hoje em dia você encontra diversas informações de filósofos em livros didáticos, na internet e em instituições de ensino. Alguns filósofos foram