O que é filosofia contemporânea
JUNIOR, Paulo Ghiraldelli. Coleção primeiros passos. O Que é Filosofia Contemporânea? São Paulo: Brasiliense. Ano: 2008.145 p.
CAPÍTULO I: Os três Demônios.
“Três pensadores abriram espaço para que os anjos rebeldes viessem a dizer o que deveria e o que não deveria ser pensado no século XX. [...] Seus nomes: Charles Darwin (1809-1882), Karl Marx(1818-1883) e Sigmund Freud(1856-1939)”. (p.21)
“Assim, de uma forma ou de outra, o saber darwiniano provocou incômodos, mudanças e sem dúvida, profundas redescrições filosóficas”. (p.24)
“A “falsa consciência” seria produto de um sistema de relações políticas e jurídicas que garantiam a vida da “economia de mercado”, sendo que o mercado é que estaria criando a maneira moderna de nos comportarmos, em que os produtos de nosso trabalham escapam de nosso controle e reaparecem em nossa frente, no mercado, com mandatários, possuindo vontades, e então, colocando voz de comando para nossos atos. Esse comportamento nosso, no entanto, não seria natural algo determinado pelas relações sociais históricas e, por isso mesmo, transformável.
“Até Freud, ninguém havia tripartido o eu em instâncias equivalentes ou, mais que isso, em instancias que aparecem como agentes no controle do próprio eu”. (p.24)
“Ideias como essas de Darwin, Marx e Freud atingiram três dogmas da filosofia moderna: a unidade da consciência, a relativa transparência e simplicidade do eu para consigo mesmo, a autonomia do sujeito”. (p.27)
Comentário Interpretativo:
Esses estudiosos muito contribuíram para o avanço da filosofia nos tempos antigos, trouxeram novas ideias para essa nova fase da filosofia, como o questionamento da origem do homem, a noção do funcionamento do capitalismo e da mente. Tudo isso ligado a uma perspectiva social e filosófica agita os conceitos antes tratados como verdades absolutas, e possibilita uma nova maneira de pensar a sociedade, de forma moderna.
CAPÍTULO II: A Crise da