O que é Fato Social segundo Durkheim
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Disciplina: Fundamentos da Análise Sociologica
Professora: Yumi Garcia
Aluno: Bruno Luiz Gomes e Silva
O que é Fato Social segundo Emile Durkheim?
- Definição
- Dê 4 exemplos
Inserido no contexto da tradição positivista, a Sociologia de Durkheim nasce no berço das ciências positivas em meados do século XIX, aquelas ciências que surgem do trabalho metódico que objetiva o estabelecimento de leis que atestem os princípios funcionais seja do reino da natureza como um todo assim como das sociedades humanas – é um momento em que as ciências correspondem ao que pode ser provado, a prova empírica.
Sendo assim, o Fato Social surge como o objeto de estudo desta nova matéria chamada Sociologia que analisa as representações coletivas (mentais e simbólicas) como dados do mundo empírico, da percepção do homem frente à realidade. A perspectiva deste estudo clássico considera que a humanidade se constitui pela vida social, enfim, a Sociologia trata-se aqui entre coletivos. Aqui, o homem não é um ser absoluto, é simultaneamente individual e social. Segundo Durkheim, o indivíduo não existe pois é um ser social em construção orientado pelo reino e solidariedade sociais.
Nesta ótica, o meio social é o motor onde o indivíduo é fruto destas relações. Logo, o fato social são os modos de pensar, agir, sentimentos que estão definidos e funcionam fora do indivíduo e para com ele em forma de coerção. Além de estar definido nas condutas e pensamentos, os fatos sociais manifestam seu poder imperativo principalmente quando o indivíduo tenta resistir à sua coerção.
Fato social total, envolve pessoas, coletivos, grupos que está por trás dos princípios de direito e das bases da economia. Estas trocas afetam várias instituições como religião, política, estética. Tudo é movimentado com estes momentos de troca. Alguns exemplos de fato social em nosso mundo contemporâneo são: os padrões de indumentária da