O que é ethernet
1. INTRODUÇÃO
É uma das tecnologias de redes mais usadas nos dias de hoje, é uma interconexão de redes-locais, por meios físicos (cabeamento) baseadas em envios de pacotes.
Com o desenvolver da tecnologia a Ethernet tornou-se um padrão de redes 802.3 nos anos 90 e vem sendo cada vez mais utilizada. seu conceito de que a comunicação é compartilhada por um único cabo é onde está o “mais”, pois muitos cabos são baratos, e a topologia não é tão difícil de ser executada, facilitando assim seu crescimento.
2. ETHERNET
Ethernet é uma tecnologia de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física. E formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI. A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET. A Ethernet é uma tecnologia de rede muito utilizada porque o preço de tal rede não é muito elevado. Foi inventada na década de 1970 na Xerox com Robert Metcalfe. Que inicialmente tentava conectar alguns computadores numa única via um cabo Coaxial.
2.1 Descrição geral
Uma placa de rede Ethernet típica com conectores BNC (esquerda) e RJ-45 (centro).
Ethernet é baseada na ideia de pontos da rede enviando mensagens, no que é essencialmente semelhante a um sistema de rádio, cativo entre um cabo comum ou canal, às vezes chamado de éter (no original, ether). Isto é uma referência oblíqua ao éter luminífero, meio através do qual os físicos do século XIX acreditavam que a luz viajasse.
Cada ponto tem uma chave de 48 bits globalmente única, conhecida como endereço MAC, para assegurar que todos os sistemas em uma ethernet tenham endereços