O que é etf inteligente?
Os ETFs Inteligentes são a mais recente inovação no mercado de Exchange-Traded Funds. Caracterizam-se pelo facto de criarem índices inteligentes (através da metodologia Intellidex™) que integram apenas as acções com melhores perspectivas e maior potencial, independentemente da sua dimensão de mercado.
Qual a vantagem de investir em ETFs?
O investimento em ETFs permite diversificar a carteira, com um custo baixo. Para investir num índice seria necessário comprar, na devida proporção, os componentes desse índice, com os respectivos custos de negociação. Para manter a posição, teria que gerir de forma dinâmica as proporções dos componentes desse activo. Com o ETF é possível investir em todos os componentes do índice sem custos adicionais, garantindo um desempenho semelhante ao do próprio índice. A gestão é realizada pela sociedade gestora.
Por outro lado, o investimento em ETFs permite o investimento em índices geográficos ou sectoriais.
Estão também a ser colocados à disposição dos investidores a possibilidade de investimento em ETFs que replicam o desempenho de matérias-primas (petróleo, ouro, ...).
Como é determinado o preço de um ETF?
O emitente de cada ETF deve garantir que os preços de negociação no mercado (que seguem a relação procura/oferta) mantêm uma relação próxima da performance do índice subjacente (o valor teórico do fundo).
O preço de um ETF reflecte o valor do índice que replica através de uma fracção (por exemplo, se o índice se apresenta a 5.000 pontos, o ETF estará a cerca de 5 EUR).
Qual diferença entre ETFs tradicionais e ETFs Inteligentes?
Os ETFs tradicionais estão habitualmente associados a índices de mercado cujo principal critério de ponderação assentava na dimensão das empresas (capitalização bolsista ou free-float). A nova geração de ETFs – os ETFs Inteligentes – selecciona e investe nas empresas tendo por base o seu mérito de investimento mediante um processo de avaliação assente numa análise