O que é estratégia?
Os princípios da estratégia “Em estratégia, o pior erro é competir com os concorrentes nas mesmas dimensões.” A afirmação é de Michael Porter, considerado a maior autoridade mundial quando o assunto é estratégia competitiva. Em sua palestra na ExpoManagement 2007, da HSM, alertou que competir nas mesmas condições que os concorrentes leva ao achatamento dos preços e à perda da lucratividade de todo o setor. O ideal é oferecer um valor único para um cliente específico, concorrendo para ser o único, não o melhor. “Pensar em ser a empresa número um já inviabiliza qualquer possibilidade de sucesso”, declarou.
Um problema muito recorrente nas empresas é a confusão que se faz com os conceitos de eficácia operacional e estratégia. Segundo Porter, eficácia operacional é aplicar e assimilar as melhores práticas do setor em todos os níveis. Já estratégia é a ação de se criar uma posição competitiva e sustentável, por meio da diferenciação. “Imagine uma corrida. Eficácia operacional é você disputar essa corrida, mas mais depressa. Já estratégia é você optar por disputar uma corrida diferente”, exemplificou.
Mas como disputar uma corrida diferente? Como estabelecer de forma eficaz o posicionamento estratégico de sua empresa? De acordo com Porter, toda boa estratégia deve estar apoiada em cinco pilares: proposição de valor exclusiva, cadeia de valor diferente, trade-offs claros, atividades que se encaixam e continuidade estratégica. Confira um a um e analise como aplicá-los em sua empresa, produtos e serviços:
Proposição de valor exclusiva – Toda estratégia tem início no estabelecimento de uma proposição de valor diferente e única. Para defini-la, você precisa ter claro quais clientes deseja atingir, quais necessidades pretende atender e qual preço deve cobrar.
Você já ouviu falar da Whole Foods Market? Trata-se de uma rede de lojas de produtos naturais e orgânicos que nasceu com o “pequeno” diferencial de ser um grande supermercado.