O que é Estado/
Apenas um determinado número de pessoas (povo) que se encontram estabelecidas em um espaço físico não são suficientes para a constituição de um Estado. É necessário ainda a presença de um outro elemento: a soberania.
A soberania, por sua vez, pode ser definida como o poder de se estabelecer determinados objetivos e princípios sem a interferência ou controle de nenhum outro Estado.
Assim, em termos gerais, um Estado deve ter um território com um povo que se conduz, de forma livre e independente, na busca do bem comum.
Qual o sentido da existência de um Estado?
Como mencionado na questão anterior, um Estado dever ter um território, um povo com capacidade de se guiar de forma livre e independente. Entretanto, a existência de um Estado não pode ser restrita a essa definição. O sentido de existência é mais amplo, pois como dito a simples exclusão de um dos elementos essenciais descaracterizaria a existência de um Estado.
Como destaque, colocamos a independência de um Estado. Sabemos, que para a manutenção dessa situação é necessário que o Estado
Independente esteja voltado ao desenvolvimento de instrumentos que proporcione a sua defesa no caso de uma invasão de um ente inimigo.
Podemos citar como um instrumento eficaz na autodefesa o fortalecimento das forças armadas, além de acordos de colaboração entre nações amigas (Ex: OTAN)
Essa estrutura, não pode ser voltada apenas contra inimigos externos, a defesa da ordem interna é indispensável para a sobrevivência de um
Estado, tendo em vista que grupos internos contrários as normas definidas pela população podem desestruturar todo o sistema político e jurídico vigente, criando inclusive um governo paralelo, tão prejudicial ao desenvolvimento de uma nação.
O Estado tem, ainda, como finalidade proporcionar condições que garantam o bem-estar e progresso dos seus indivíduos. Objetivo que pode ser alcançado com a construção de hospitais, escolas, creches, a implementação da