O que é engenharia de produção
Neste pouco tempo em que o site da "Produção em Revista" está em funcionamento, temos recebido vários e-mails de pessoas interessadas em saber mais ou apenas conhecer, saber o que é a Engenharia de Produção. "O que se aprende no curso de Engenharia de Produção? " e "O que faz um engenheiro de produção? Com o que trabalha?" são algumas das questões mais freqüentes que respondemos por e-mail e tentaremos, por meio deste texto, fornecer uma visão mais completa a respeito do curso.
A descrição a seguir foi retirada do "Catálogo do Curso de Engenharia de Produção" (em estágio preliminar) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mostra de forma sucinta os aspectos básicos do curso. As diferentes universidades brasileiras que oferecem o curso possuem aspectos em comum, mas cada curso possui suas características próprias (que podem ser consultadas no artigo "Necessidade de Reformulação da Legislação Regulamentadora dos Currículos de Graduação em Engenharia de Produção", (do Prof. Fernando César Almada Santos, da UFSCar), cujo estudo detalhado permite uma comparação entre os cursos.
A Engenharia de Produção na UFRJ
A Engenharia de Produção se dedica ao estudo, ao projeto e à gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, equipamentos e ambientes, visando a melhoria da produtividade do trabalho, da qualidade do produto e da saúde das pessoas no trabalho.
Dado que a Engenharia de Produção não se insere em uma área específica da tecnologia, caracterizando-se antes como uma "engenharia de métodos e de procedimentos", a abordagem interdisciplinar tornou-se o caminho histórico da sua construção cognitiva. Assim, os primórdios da especialidade remontam aos estudos da divisão, da organização e da racionalização do trabalho, no início da produção industrial. A partir daí, ela abrangeu os mais diferentes ramos das telecomunicações à agricultura, da administração à construção civil, do comércio aos serviços.
A formação do Engenheiro