O que é educação?
Tanto na aula quanto no livro advoga-se o fato de que a educação mesmo antes de possuir teorias e métodos era transmitida entre as espécies através do convívio diário. Ao ver o mesmo processo por diversas vezes o indivíduo o aprendia.
Para facilitar tais atividades aprendidas, passaram então a criar ferramentas extracorpóreas, como por exemplo: arcos, flechas, cestos, potes, agulhas, entre outras.
Através de tantas experiências compartilhadas surge no homem a necessidade de viver em grupo e transmitir aos indivíduos deste todo o conhecimento adquirido, dando assim início ao que podemos chamar de socialização.
Aula 4 – Páginas 10, 27 e 42 do livro
Ambos reforçam a existência de uma relação mediata entre homem e natureza, relação esta a qual conhecemos por trabalho. Trabalho é toda e qualquer atividade realizada para suprir as necessidades humanas.
Toda espécie humana passa a realizar o trabalho e a aprendê-lo em todo lugar e de diversas formas, vê-se então a necessidade de dividir dentre os grupos formados, conforme citado nas aulas 1 a , uma hierarquia do poder, ou seja, grupos que liderem esse trabalho e grupos que o executem.
Aula 5 – Páginas 11 e 44 do livro
Converge a afirmação de que a educação forma o indivíduo de maneira a inseri-lo na sociedade de sua época. Em palavras mais claras pode-se dizer que a educação modela o homem para que o mesmo atenda às exigências e necessidades impostas pela sociedade.
Diante deste fato, conclui-se que para cada sociedade ou modo de produção há novas necessidades e, consequentemente novos métodos e conteúdos de ensino.
Aula 6 – Páginas 60, 71, 89, 90 e 91 do livro
Com o surgimento do Capitalismo a sociedade foi dividida em, basicamente, duas classes: a burguesia e o proletariado, ou classe de operários. Com esta divisão houve também na educação um redirecionamento específico para ambas as classes. O ensino superior direcionou-se para a burguesia e o ensino