O que é educação
Aluna: Thylara Dantas Pires
Professora: Monica Buarque
Disciplina: Antropologia da Educação
1º Período - Pedagogia
Turma 02
O que é educação?
Título:
O que é educação é um livro do autor Carlos Rodrigues Brandão, da Editora Brasiliense, coleção 20 primeiros passos, composta por 116 páginas, 11 capítulos. Contém 56ª reimpressões, sendo a primeira edição feita em 1981 e a última, em 2012.
O autor Brandão inicia o livro com uma frase de João Guimarães Rosa (Grande Sertão: Veredas): “o mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”, fazendo com que desnaturalizemos o conceito de que o Mestre é aquele que tem vantagens a outrem e sim, um novo conceito de que todos nós passamos pelo processo de ensinar-aprender, como Brandão diz, “ninguém escapa da educação", seja ela de qualquer idade, pois basta estar vivo para aprender e ninguém sabe de tudo, porque a cada dia que passa, um novo conhecimento é adquirido.
Ainda no primeiro capítulo, o autor relata que a educação está presente em todos os momentos de nossas vidas, como disse acima, basta estar vivo para aprender, e além disso, ele questiona se existe educação ou educações. Existem vários tipos de educações, tem a educação formal, passada pela escola e a informal, transmitida pelos pais e sociedade. A educação/educações também varia de acordo com cada cultura, e a mesma educação que educa, pode deseducar. Um exemplo disso é a diferença dos índios com os colonizadores, principalmente no passado. Como relatado no livro, a educação dos colonizadores torna-se inútil para os índios, pois o modo em que eles vivem é totalmente diferente dos colonizadores, ou seja, de nós. Para os índios, não há a prática escolar, eles aprendem com os mais velhos imitando-os para mais frente repetir e os papéis são desempenhados por todos os anciãos. As meninas aprendem toda a parte do lar com as sábias – as mais velhas –, ou seja, de ser dona de casa, do cuidar, o lado