O que é educação
O livro “O que é Educação”, apresenta uma síntese da educação, onde descreve a evolução da educação desde seus primórdios até os dias de hoje.
De acordo com o autor, ninguém escapa da educação, pois existe educação na rua, em casa, na igreja ou na escola, já que a educação acontece com todos e em todos os lugares, sendo que no princípio os pais e a comunidade tinham a responsabilidade da educação dos jovens e só bem depois que surge a escola pública e o papel do educador profissional.
Devido as diferenças existente entre os povos, as diferentes culturas, o autor deixa claro que não é possível haver uma educação universal, não havendo com isso uma forma única nem um modelo único de educação, ela pode existir livre, entre todos, ou imposta por um sistema centralizado.
A escola primária surgem em Atenas, por volta do ano 600 A.C, ensino elementar dos primeiras letras surge antes do IV século A.C. em Roma e quando a sociedade inventa a posse e o poder que separa os homens entre categorias de sujeitos socialmente desiguais é a partir daí que a educação aparece como propriedade, como sistema e como escola.
A palavra educação vem do latim educaré, e significa extrair, tirar, desenvolver. Consiste, essencialmente, na formação do homem de caráter. É um processo contínuo desde o nascimento até a morte, podendo acontecer de forma livre ou imposta.
Segundo o autor a educação grega e depois a romana visavam a formação do cidadão sendo ela da comunidade para a comunidade e atualmente é determinada fora do poder de controle comunitários dos seus praticantes
Para o autor, a educação brasileira vive contradições entre teoria e prática e como é uma invenção humana pode ser feita de um modo diferente e esse “reinventar” custou caro a muitos pensadores brasileiros.
O autor nos mostrou a importância da educação e a influência que ela exerce sobre o ser humano e a sociedade, infelizmente, sendo muitas vezes utilizada de forma ambígua.