O que é educação a distancia
A Educação a Distância - EAD é uma modalidade de ensino-aprendizagem, em que o aluno e o professor estão separados espacial e temporalmente. Nela, o aluno determina seu próprio local e tempo de dedicação ao estudo, que não precisa ser, necessariamente, o mesmo do professor, permitindo-se uma independência e autonomia maiores do que ocorre na modalidade de Educação
Presencial.
Na EAD, a comunicação e a interação são facilitadas por recursos tecnológicos, que podem ser desde o correio, o rádio, a televisão, o telefone, até o computador, a Internet, entre outros recursos. Ao contrário do ensino presencial, em que o aluno e o professor interagem diretamente na sala de aula, no ensino a distância a interação acontece por meio de tecnologias.
A EAD existe há mais de 150 anos. As primeiras experiências foram isoladas e singulares, e, utilizavam as tecnologias da escrita e dos meios de transporte. Em meados do século XIX, surgiu a primeira abordagem geral da Educação a
Distância, em decorrência, principalmente, da industrialização, que passou a modificar as condições tecnológicas, profissionais e sociais de vida.
Na década de 1970, com a utilização do rádio, da televisão, do vídeo e da fita cassete, teve início uma segunda fase da Educação a Distância. O material impresso, único recurso disponível até então, foi suplementado pelas transmissões dos meios de comunicação em massa.
Na década de 1980, com o advento das Novas Tecnologias da Informação e da
Comunicação (NTICs), surge uma nova fase da EAD - a Educação on-line.
Nela, mudam-se os meios de estudar e de ensinar. A Internet, bem como as demais tecnologias de informar e de comunicar, representa um impacto irreversível sobre professores e alunos. Ocorre que a Educação on-line ganha um novo enfoque, pois nela o foco não é mais o ensino e o professor, mas a aprendizagem e o aluno autônomo.
Na Educação a Distância, a interação professor-aluno assume novas formas,