O que é economia?
Economia = termos grego oikos (casa) e nomos (norma, lei), ciência que estuda o emprego de recursos escassos, entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados, seja na produção de bens, ou na prestação de serviços. Os recursos escassos são os bens e serviços empregados na produção, mediante uma tecnologia conhecida, para a produção de outros bens e serviços de maior valor total e destinados a atender a demanda da sociedade.
Qual o problema fundamental da economia?
Conflito: as necessidades das pessoas são ilimitadas, porém os fatores disponíveis para a produção de bens e serviços são limitados.
Esse problema é chamado de lei de escassez.
Quais são as quatro perguntas fundamentais de quem inicia o estudo da economia?
1 – O que produzir?
2 – Quanto produzir?
3 – Como produzir?
4 – Para quem produzir?
Como podem ser classificados os sistemas econômicos?
Em 3 categorias: 1 – Bens e serviços que satisfazem as necessidades das pessoas como alimentos,roupas, serviços médicos...
2- Bens e serviços intermediários que atendem de forma indireta as necessidades das pessoas porque tem que ser transformados, como chapas de aço que irão ser usados na produção de automóveis.
3 – Bens de capital que aumentam a eficiência das pessoas no processo produtivo como máquinas, estradas... “A quantidade de fatores de produção disponível é finita, por isso os agentes econômicos devem combinar os fatores da melhor forma para produzir bens e serviços.” Explique esta afirma a luz do pensamento econômico.(2,0)
Os recursos são escassos e finitos e as necessidades dos homens ilimitada, a economia portando deve combinar os fatores de produção da melhor forma possível visando atender as necessidades e desejos dos homens, ou seja, muitas vezes a escassez de recursos determina o que devemos sacrificar para atender algo mais importante.
Cada pessoa se defronta com uma dúzia de decisões, o que comprar, quantas horas trabalhar,