o que é direito
A presente citação é resultado de uma análise da obra “O Que É Direito”, de ROBERTO LYRA FILHO, (11ª . ed. Coleção Primeiros Passos - 62. São Paulo: Brasiliense, 1982).
Nesta obra o Autor Roberto Lyra Filho, em 1982, escreveu esse livro para auxiliar os alunos iniciantes no curso de direito, nos seus primeiros desafios acadêmicos, pois ela discute as relações existentes entre, o Direito e Lei, temas como justiça, ideologias jurídicas, seus principais modelos e o conflito social.
1. Direito e lei:
É necessário dizer que as palavras, lei e Direito, apesar de serem quase sempre confundidos, não significam a mesma coisa. Porém o modo da linguagem não interfere, o que interessa é o que entendemos pela palavra direito.A lei sempre decorre do Estado, que sempre tem o poder da ultima análise. Nem toda legislação constitui Direito autêntico, puro e indiscutível. O Estado, em sua condição privilegiada, deseja que lei e Direito se moldem, como forma de eliminar as contradições Porém na prática não é sempre assim.
2. Ideologias jurídicas:
Ao avaliar as ideologias jurídicas ocidentais encontradas na antiguidade e nos dias de atuais, iremos identificar a essência do Direito, mesmo de maneira incompleta ou distorcida. O termo ideologia possui significados variados, mas é possível a demonstração de que tais significados não se eliminam reciprocamente, mas, ao contrário, se integram. As ideologias ligam-se com a divisão de classes, sempre em favor de uma dominante ou outra ou outras espoliadas, despojadas. À medida que a crise social desenvolve as contradições do sistema, aumentam as conscientizações que apontam os seus vícios estruturais e surge um pensamento de ponta, que vê mais precisamente onde estão os furos, superando a ideologia e fazendo avançar a ciência. O Direito das ideologias