O que é Direito
Em laboratórios bioquímicos são realizados inúmeros experimentos, sendo de caráter acadêmico ou clínico com relação aos conjuntos de reações químicas e mudanças físicas em seres vivos ou substancias complementares à vida, normalmente transformações microscópica, para isso contam com diversos materiais de alta tecnologia.
(Imagem de um laboratório de bioquímica. Foto laboratório de Insetos – departamento de Bioquímica. São Paulo. http://www2.iq.usp.br/docente/warterra/Terra/lab)
Ratificando o uso de equipamento de segurança sempre ao entrar e fazer uso dos instrumentos de laboratório, o local pode apresentar riscos.
Entre os alguns deveres dos bioquímicos estão os de controlar e realizar reações químicas mesmo tendo um objetivo voltado à melhora de vida dos seres, e para realizar essas tarefas é bom que o profissional tenha em mente certos pré-requisitos, como conceito de ácidos e bases, ácidos conjugado-base e base conjugada-base: Não é segredo que em dissociação e ionização a substância ácida perderá seu íon hidrogênio (H+) e a base por sua vez liberará a hidroxila (OH- ). O conjugado se trata de quando um ácido ao liberar o íon hidrogênio gera uma base, assim esses respectivos reagente e produto são conhecidos como “ácido conjugado-base”, o mesmo funciona quando uma base captura o ion H+ e com isso gera um ácidos. ”a formação dos ácidos ou base de Bronsted” (Bioquimica Teoria e Problemas, Irwing H.Segel, 1 edição, 1978 ). Toda essa mudança influencia em outros componentes.
Ex:
AH (aq) + H2O (l) --------> A - (aq) + H3O+(aq) (ácido conjugado-base)
A (aq) + H2O (l) ---------> AH+ (aq) + HO - (aq) (base conjugada-ácido)
Na escala de pH é possível notar a concentração de íons hidrogênio presente em uma solução. O cálculo de pH é feito da seguinte forma pH = -log [H+]
Conforme a imagem (figura 1), o grau de atividade de hidrogênio ou potencial de hidrogênio, é usado para controlar o nível de acidez e alcalinidade de determinada