O que é direito, estado e justiça?
"é direito meu..."; a outra seria as normas jurídicas que regem e ordenam a sociedade, essas normas garantem e limitam as ações de cada homem e são obrigatórias, tendo como objetivo a harmonização da sociedade.
Pode-se então concluir que o Direito é um objeto social, não podendo existir sem uma sociedade.
O Estado é uma organização política, social e jurídica, que ocupa um território definido e é dirigido por um governo soberano, reconhecido tanto interna quanto externamente. É também responsável pela ordem e o controle social, valendo-se até mesmo da coerção para impor e fazer cumprir a lei. Normalmente, tem como lei máxima a Constituição.
A Justiça do ponto de vista subjetivo muda de pessoa pra pessoa, sendo assim, o que é justo para um pode não ser para outro, isso depende muito da bagagem cultura, da formação social e religiosa que cada um tem.
Já do ponto de vista objetivo, a Justiça se traduziria naquilo que a lei expressa, portanto, cada norma expressa na Constituição Federal seria com ela compatível. Desse ponto de vista a lei seria sempre justa já que deriva de um poder soberando democrático onde o povo a cria, mediante seus representantes. Daí, a Justiça variaria de acordo com o regime do governo. O que é justo em um Estado ditatorial não é em um Estado democrático.
Fontes: sites da