O que é Didática?
UNIVERSIDADE ABERTA VIDA
Reconhecida pela portaria nº 821/MEC-D.O.U de 01.06.94
CURSO DE PEDAGOGIA EM REGIME ESPECIAL
SILVANA ARAUJO SOBRINHO
Educação e Didática
Conceitos
MAMANGUAPE
2013
Segundo o dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”.
Émile Durkheim afirma:
A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine. (São Paulo, 4ª ed., 1955, pp. 25.56.)
Não existe um único modelo de educação, nem mesmo uma única forma de educação, a escola não é o único local onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. Cada sociedade, país ou região tem sua maneira própria de educação de acordo com suas necessidades, realidades e valores, por isso o conceito de educação difere entre elas. A sua missão é transformar sujeitos e mundos em alguma coisa melhor, de acordo com as imagens que se tem um dos outros. Mas, na prática, a mesma educação que ensina pode deseducar e fazer ao contrário do que pensa que faz, ou inventa que pode fazer.
Atualmente, a didática é uma área da Pedagogia, uma das matérias fundamentais na formação dos professores, denominada por Libâneo (1990, p. 25) como “teoria do ensino” por investigar os fundamentos, as condições e as formas de realização do ensino. Segundo Libâneo (1990): a ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades