O que é diabetes
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Ibirubá
EDUARDO BAUMGARDT
GIOVANNA MARIOTTI MOREIRA
KELLY SCHENEIDER MOREIRA
LEONARDO GALLI ENGLER
MURILO BASSO TOLAZZI
DIABETES, O INIMIGO SILÊNCIOSO
Ibirubá
2012
1. O QUE É DIABETES?
Todo alimento ingerido é transformado, em poucas horas, em energia através do processo metabólico. Os carboidratos são os que mais se destacam neste processo. Sendo assim, indispensáveis em nossa alimentação.
Diabetes mellitus é uma doença metabólica, causada pela deficiência do pâncreas em produzir insulina, que é responsável pela condução da glicose (tipo de carboidrato) ao interior da célula. Sem insulina, a glicose fica na corrente sanguínea, impedindo o bom funcionamento de outros órgãos. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. A diabetes é separada em três tipos, os quais são: * Tipo 1: Menos comum, encontrada em crianças e adolescentes. * Tipo 2: Abrange 90% dos casos de diabete. * Diabete Gestacional: Ocorre em gestantes.
É caracterizada pelo cansaço, formigamento das mãos, sede, vontade insana de ir ao banheiro, emagrecimento, falta de apetite, entre outros. É uma doença sem cura, e seu portador deve seguir uma dieta à risca bem como as prescrições médicas e praticar atividades físicas regularmente, pois as chances de sofrer ataque cardíaco e convulsões são grandes.
2. SINTOMAS
Seus principais sintomas são: * Aumento de apetite; * Alteração da visão; * Infecções na pele e nas unhas; * Feridas que demoram a cicatrizar; * Poliúria - urinar excessivamente * Impotência sexual; * Distúrbios cardíacos renais; * Neuropatias diabéticas provocadas pelo comprometimento das terminações nervosas; * Cansaço; * Sede excessiva; * Perda de peso.
Entre os fatores que levam alguém a ter diabetes, se destacam: obesidade, a hereditariedade, a falta de exercícios físicos