O Que é Depressão Infantil
A depressão pode ter início em qualquer fase ou idade, cerca de 10% da população mundial já teve depressão em algum momento da vida. Alguns autores estimam que 2% a 5% das crianças apresentam depressão. Este alto e preocupante índice nos alerta que quando não propriamente diagnosticada e tratada, a depressão pode desencadear prejuízos no desenvolvimento emocional, familiar, social, além de dificuldades escolares. Em casos mais graves, pode levar ao isolamento, fator extremamente nocivo para o desenvolvimento da criança.
O que é depressão?
A depressão se caracteriza pela diminuição ou perda do interesse nas atividades, tristeza, redução da energia, além de vários sintomas físicos como insônia e perda de peso; e cognitivos como diminuição da atenção e memória. No caso de crianças e adolescentes a tristeza pode não ser tão evidente, e a sintomamatologia ser marcarada pela irritabilidade e impulsividade, de acordo com o período de desenvolvimento.
Os sintomas da depressão são diferentes na criança e no adulto?
Os conceitos são comparáveis, no entanto d ependendo da idade, as crianças podem apresentar sintomas diferentes apesar de persistirem os mesmos sinais básicos como: sofrimento emocional, inibição psíquica global e estreitamento do campo vivencial. As crianças menores quando ainda não possuem habilidade de expressar suas verdadeiras emoções, podem apresentar mudanças de comportamento tanto no sentido da hiperatividade, como da apatia. Quanto maiores são as crianças, mais parecidos os sintomas com os dos adultos.
Como identificar a depressão infantil?
É preciso estar atento as mudanças no comportamento da criança. Os sintomas depressivos variam de acordo com a faixa etária. Quando as crianças ainda não conseguem expressar claramente seus sentimentos verbalmente, é necessário observar as formas de comunicação pré-verbal, tais como mudanças de comportamento repentino, alterações das expressões faciais ou da