O que é cultura
Os Estados Unidos finalmente tomavam as rédeas das finanças mundiais, manobra que se recusaram a executar por pelo menos cerca de 30 anos, devido a princípios da política externa do país, que advogava o não envolvimento em questões político-econômicas sensíveis às nações europeias.
A partir de Bretton Woods o dólar foi estabelecido como moeda forte do sistema financeiro internacional. Foi definido que o dólar seria a moeda de troca internacional e que o governo dos EUA garantiria que ele poderia ser convertido em ouro, garantindo uma variação em uma margem de no máximo 1% (positivamente ou negativamente).. Isso significava na época que 35 dólares equivaliam a uma onça troy (unidade de peso equivalente a 31 gramas) de ouro. Isso deu uma enorme vantagem ao imperialismo norte-americano, que só se pode explicar pela sua forte hegemonia.
Foi criado o Fundo Monetário Internacional (FMI), uma espécie de "caixinha" de todos os países, que poderiam fazer movimentações de dinheiro do caso necessitasse de injeção de capitais em sua economia, respeitando, alguns preceitos de disciplina fiscal a serem ditados pelos dirigentes do fundo, e o Banco Mundial, que funciona até hoje como uma espécie de Agência de Crédito tamanho família, destinada a fornecer capitais para