O que é cultura?
CAMPI JOÃO CÂMARA
SOCIOLOGIA II
DOCENTE: JOICY GALVÃO FERNANDES
O que é cultura?1
Por José Gllauco Smith.
Você já deve ter ouvido inúmeras vezes, em seu cotidiano, a palavra cultura.
No linguajar comum, esta palavra está muito associada àqueles indivíduos que possuem um alto grau de estudo, de modo que é recorrente escutarmos: “Fulano é muito culto, já terminou a faculdade”, ou ainda, “Sicrano sabe falar quatro idiomas. Ele tem muita cultura”. Mas será que a cultura se refere apenas ao conhecimento que uma pessoa consegue construir ao longo de sua vida?
Veremos que para a Sociologia a cultura é bem mais ampla do que isso, englobando, em linhas gerais, o modo de vida dos indivíduos e grupos de indivíduos no interior de uma sociedade. Assim, no decorrer desta e das próximas aulas, buscaremos aprofundar a discussão sobre o conceito socioantropológico de cultura, com os objetivos de problematizar a nossa própria sociedade e as maneiras pelas quais nela nos comportamos, como também refletir os porquês da diversidade de comportamentos humanos em outros arranjos societários.
CULTURA: uma façanha exclusivamente humana
O principal distintivo entre os seres humanos e os outros animais é que os primeiros são os únicos produtores de cultura.
Ruth Benedict, em seu livro “O crisântemo e a espada”, afirmou que a cultura é uma lente através da qual lemos, classificamos e compreendemos o mundo. Isto quer dizer que, a depender do ambiente sociocultural em que nasce e cresce o ser humano, este lê, classifica e compreende sua realidade a partir dos padrões culturais que os indivíduos, em interação e a cada momento histórico, elegeram como necessários à vida coletiva. Desse modo, pessoas de sociedades diferentes têm visões de mundo igualmente diferentes, tendo em vista a história da vida cultural de cada organização social, bem como os modelos educativos por meio dos quais foram formados os indivíduos. Esses