O que é conhecer algo
O que é conhecer algo?
Conhecer é absorver e sistematizar informações sobre o meio de modo a permitir a mimetismo do organismo ao meio, possibilitando assim a sua sobrevivência. Cada genealogia com o seu atavismo biológico têm neste sentido o seu tipo de conhecimento. Nos animais atentar a informação biológica. Nos seres humanos acentua a informação adquirida em sociedade.
Conhecer, em sentido específico, é aplicável apenas aos seres humanos, pode ser compreendido como a construção de representações mentais que o sujeito assimila ao longo da vida na sua relação com os objetos.
Na perspectiva restrita, diversos conceitos foram sendo reconhecidos para descrever a estrutura na atividade cognitiva.
- Sujeito (aquele que conhece). Falar do sujeito é falar de algo que é único, perspectivas próprias e com interesses.
- Objeto (o que é conhecido). É que se apresenta aos sujeitos. O objeto está fora do sujeito, ultrapassa. - Representações. Em relação entre o sujeito e o objeto, produz-se na consciência do sujeito uma representação do objeto, que o permite reproduzir na sua ausência.
Num aspecto sensitivo temos que ter em conta:
- Sensação (assimilação imediata do objeto pelo sujeito). As sensações são processos fisiológicos de ligação do organismo ao meio, através dos órgãos sensoriais.
- Percepção: A palavra percepção deriva do latim 'perceptio' que significa ação de recolher, e por extensão 'conhecimento' como apreensão.
- Razão: relações lógicas e teorias interpretativas sobre a realidade. Tipos de Conhecimento
O conhecimento pode ser adquirido de diversos modos:
Conhecimento competência. Adquirido em geral através da imitação de ações, e que resultam na aquisição de habilidades.
Conhecimento experiência. O que adquirimos através do contacto com objetos ou situações, mas também na vivência dos nossos estados metais.
Conhecimento proposicional ou de verdades. Está ligado à produção de