O que é comunicação (ti)
Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana.
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
SIGNIFICADO, SIGNIFICANTE E SIGNO
Para que seja cumprida a função social da linguagem no processo de comunicação, há necessidade de que as palavras tenham um significado, ou seja, que cada palavra represente um conceito. Essa combinação de conceito e palavra é chamada de signo. O signo lingüístico une um elemento concreto, material, perceptível (um som ou letras impressas) chamado significante, a um elemento inteligível (o conceito) ou imagem mental, chamado significado. Por exemplo, a "abóbora" é o significante - sozinha ela nada representa; com os olhos, o nariz e a boca, ela passa a ter o significado do Dia das Bruxas, do Halloween.
Temos, portanto, o seguinte:
Signo = é algo que representa alguma coisa para alguém. Significante + Significado.
Significante - é o veículo que contém a mensagem, ou seja, o gesto, palavra ou som que usamos para transmiti-la. É quando começa fazer sentido.
Significado = Significado é o conteúdo referencial de um signo, ou seja, a mensagem que ele transmite. (idéia ou conceito (inteligível))
Ex.: Em semiótica verbal, árvore é o significante, um conjunto de três sílabas, seis letras ou, se pronunciada, seis fonemas.
Ser vivo da classe dos vegetais, de grande porte, é o significado, ou seja, a imagem que o significante evoca em nossa mente quando lemos ou ouvimos a palavra árvore.
Em semiótica não verbal, o aparelho situado em