O que é coching
Por Paulo Alvarenga
Muitos de vocês provavelmente já devem ter escutado tudo a respeito da definição, origem da palavra, lido comparações entre o processo de coaching e terapia ou algo parecido. Para clarificar o que é essa ferramenta fantástica (capaz de levar pessoas e profissionais a alcançar resultados tangíveis e desejados) vamos simplificar sua definição.
Começaremos pela origem da palavra. A palavra coaching surge em 1.500, na Inglaterra. Neste início ela denominava um tipo particular de carruagem, que servia para transportar pessoas. Já em 1.850 as universidades inglesas passaram a usar o termo para se referirem a um tutor; o profissional que auxiliava os estudantes a se prepararem para os exames. Por volta de 1.930/1.940 o termo assumiu o significado de tutor particular e só em 1.950 o coaching foi adotado para a literatura gerencial, classificado como uma habilidade própria da liderança, e com o tempo transformou-se no Executive Coaching que conhecemos.
Agora que sabemos a origem da palavra, fica mais fácil entender a sua definição e o motivo pelo qual vários profissionais procuram um coach para ajudar em sua vida pessoal, profissional, sua carreira e para desenvolver inúmeras competências, como: comunicação, planejamento, liderança, vendas, negociação entre tantas outras.
O processo de coaching profissional é conduzido por um objetivo básico: o relacionamento capaz de ajudar pessoas a produzirem resultados de alta performance. A interação entre o coach (profissional que realiza o processo) e o coachee (o cliente) faz com que esse último descubra seus sonhos, suas metas e um potencial antes desconhecido e inexplorado. Ajudar as pessoas a transformarem seus sonhos em planos de ação e não perderem nem o foco e nem o ânimo durante o processo é a missão do coach. Missão esta que é movida pelo profundo desejo do coach em elevar pessoas, líderes, pais, filhos etc., ao patamar do extraordinário.
O coach usa