o que é coaching?
A XPTO Logística presta serviços de distribuição de produtos para higiene e limpeza corporativa. Sua função é administrar o fluxo de mercadorias e atender aos pedidos comercializados. Ela, portanto, deve se ocupar do recebimento, estocagem e distribuição das mercadorias que o seu contratante (a distribuidora de produtos de higiene e limpeza) vende.
Não existe empresa sem funcionário produzindo. E também não existe empresa sem uma liderança. A empresa do exemplo utilizado tem um líder. Seus colaboradores se dividem entre o recebimento, estocagem, separação de pedidos, conferência de itens e uma frota de veículos para entregar os pedidos no domicílio do cliente. O chefe desta empresa é conhecido pelos seus colaboradores como uma pessoa de humor instável: em um dia chega à empresa sorridente, no outro, carrancudo. Esta descrição é importante para explicar uma característica importante ao líder: trabalho consciente.
Este chefe, quando está em um dia de bom humor trata a sua equipe de maneira cordial, estabelece diálogos e delega funções quando surgem urgências. Quando seu humor está ruim, distribui broncas aos colaboradores e, dependendo da circunstância, demite o funcionário quando aparece com os mesmos problemas do dia anterior. A empresa registra um descontrole no estoque em comparação ao que foi vendido durante o mês. A explicação está nos processos mencionados no parágrafo anterior. O chefe, em ambos os casos, agiu como um tapador de buracos. A conduta dele afetou diretamente o resultado do cliente.
O exemplo descrito não é verdadeiro. Mas ao ler, você pode ter notado verossimilhança com alguma situação parecida ao longo da carreira, certo? Este problema se deve ao fato de que o conceito de liderança que vigorou até o início do século 21 era o do chefe mandão, incontestável dentro da empresa. O chefe manda, o funcionário acata.
O coaching moldando a nova liderança
O líder moderno é ainda a pessoa que comanda a empresa. Mas deve