O que é Cloro Orgânico
O QUE É "CLORO ORGÂNICO" ou "Derivado clorado de origem orgânica"
Existem dois tipos de derivados clorados:
a. Os de origem inorgânica, como gás cloro, hipoclorito de sódio, hipoclorito de cálcio; e
b. Os de origem orgânica que são chamados assim porque a estrutura química deste tipo de derivado clorado é orgânica, ou seja, possui "carbono" na sua estrutura química. Os principais representantes são o Dicloro Isocianurato de Sódio e o Ácido Tricloroisocianúrico.
Dos compostos clorados de origem inorgânica o mais utilizado, atualmente, em função do custo e da disponibilidade do produto é o hipoclorito de sódio que é o princípio ativo da água sanitária, produto que possui de 2 a 2,5% de teor de matéria ativa. Ressalta-se que o hipoclorito de sódio é líquido e o manuseio do produto requer cuidados especiais para se evitar perdas, pelo uso em excesso e pelo contato da pele com o produto. Além disso, em função do pH de suas soluções e na presença de matéria orgânica, leva a formação de trihalometanos (THM). O gás cloro também tem grande utilização nas estações de tratamento de água para consumo humano, principalmente devido ao seu baixo custo. No entanto o gás cloro representa uma grande ameaça à segurança pública devido à sua alta periculosidade em caso de vazamento. Aliado a isso requer um caro e especializado aparato para ser aplicado, formando também trihalometanos na presença de matéria orgânica. O hipoclorito de cálcio por sua vez tem a seu favor uma maior facilidade de estocagem porém tem alto teor de insolúveis, altera substancialmente o pH, tem alta periculosidade com relação a fogo e explosão quando contaminado com outros produtos.
Os derivados clorados de origem orgânica surgiram na década de 70 e foram então denominados de "cloraminas orgânicas", destacando-se o dicloroisocianurato de sódio e o ácido tricloro isocianúrico
Geralmente, os derivados clorados de origem orgânica, são comercializados na forma de pó, granulado ou